27 de fev. de 2011

Aula prática de Arqueologia - 6º ano/2011

As aulas práticas de Arqueologia com o 6º ano do Colégio Lumen foram realizadas nos dias 22 e 24 de fevereiro. Previamente, sorteamos as duplas que deveriam pesquisar tipos de artefatos usados na Pré-História e na Antiguidade.
As duplas deveriam, a partir da pesquisa, escolher seus artefatos e enterrá-los numa caixinha com areia. Na aula seguinte, todos levaram suas caixas e trocaram de dupla para que pudessem escavar os objetos.
A etapa posterior foi a de análise do material coletado, onde os alunos tiveram que registrar dados sobre o material : quadrante onde foi encontrado, desenhar o artefato e levantar hipóteses sobre a data de origem do achado arqueológico.
Os critérios que utilizei para avaliá-los foram: disciplina no trabalho de campo, criatividade e referencial teórico para a escolha dos objetos, organização,  ortografia e cumprimento das normas para redação do relatório escrito.
Foi uma atividade muito enriquecedora, onde os objetivos pedagógicos de introduzir conceitos e fazê-los conhecer o trabalho de um arqueólogo foram cumpridos. Os alunos amaram!
Veja as fotos:














6 comentários:

Leandro Villela de Azevedo disse...

sou professor de história e estou sempre contando algumas atividades legais (como a sua) em meu blog. www.tecnaula.blogspot.com

Lendo a sua (e achando muito legal) fiquei com uma dúvida. Onde vc conseguiu esses objetos tão legais para serem enterrados?

Anônimo disse...

Oie professora Joice..rs
Achei super legal esse trabalho, e eu sei que você vai ser muito legal em me dar um 10 na nota né...? huahuahuahua
Beijos, Marina (:

Unknown disse...

Obrigada pela visita, Marina! Bjão.

Anônimo disse...

Hey Joicee por que não fez isso com a gente :(

Unknown disse...

Ao deixar comentário, identifique-se.

Anônimo disse...

tia joice adorei o trabalho bjs ju irma da bia!rsrs...

Postar um comentário