12 de mar. de 2013

Mercantilismo

À política econômica do Antigo Regime dá-se o nome MERCANTILISMO. A postura do rei dentro do mercantilismo não era apenas administrar as finanças do Estado, mas interferir nela direta e concisamente. O objetivo principal do Mercantilismo era obter lucro e riquezas, já que manter o Estado Absolutista era bastante caro.


Para isso, a balança comercial deveria manter-se sempre favorável (superávitária), seguindo alguns PRINCÍPIOS:

1- Metalismo


O ouro e a prata eram metais que deixavam uma nação muito rica e poderosa, portanto os governantes faziam de tudo para acumular estes metais. Além do comércio externo, que trazia moedas para a economia interna do país, a exploração de territórios conquistados era incentivada neste período. Foi dentro deste contexto histórico, que Portugal e Espanha exploraram toneladas de ouro das sociedades indígenas da América.

 2- Busca da balança comercial favorável


O esforço era para exportar mais do que importar, desta forma entraria mais moedas do que sairia, deixando o país em boa situação financeira. Como conseguir a ampliação das exportações? Aumentando as taxas alfandegárias para produtos importados e estimulando o comércio interno.








3- Estímulo ao comércio


O comércio era uma das principais fontes de riqueza durante o Antigo Regime, por isso incentivava-se bastante a produção de manufaturas para consumo interno e exportação. Tanto que em países onde as colônias não eram ricas em metais preciosos, França e Inglaterra por exemplo, o comércio era prioridade.

4- Protecionismo Alfandegário


Um dos principais meios para manter a balança comercial favorável era aumentar as taxas dos produtos importados, a fim de desestimular as importações e aumentar o comércio interno.

5- Exploração de colônias


As colônias europeias deveriam fazer comércio apenas com suas metrópoles, que lucravam muito com o monopólio de comércio. Dentro deste contexto histórico ocorreu o ciclo econômico do açúcar no Brasil Colonial.







Agora, coloque em prática seus conhecimentos sobre o Mercantilismo. Resolva exercícios, clicando aqui.



2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada Joice.

Unknown disse...

Não precisa agradecer, Ale. Que o post lhe seja útil, este é o objetivo deste blog. Abraço.

Postar um comentário