15 de nov de 2011

Proclamação da República


15 de novembro de 2011, vivemos um feriado que muitos sequer se lembram o porquê deste dia, comemorando apenas a folga de seu trabalho ou dos estudos.Tal postura de muitos revela o real significado da Proclamação da República, há 122 anos atrás.
O "evento", que deu fim a monarquia como forma de governo no Brasil, em tese se tornaria a oportunidade de participação popular nas decisões políticas do país. Entretanto, o que se viu naquele dia foi uma república sendo instaurada sem comparecimento da massa, contando apenas com a participação movida por interesses de uma elite militar e intelectual, que teve Floriano Peixoto, Marechal Deodoro da Fonseca e o pai do positivismo, Benjamin Constant como idealizadores.
Sim, brasileiros, a "coisa pública" da República, sequer chegou ao conhecimento da maioria de brasileiros para acontecer! Tal efeito trouxe a José Murillo de Carvalho a inspiração para o título de sua obra sobre o período: "Os bestializados- O Rio de Janeiro e a República que não foi".
Carvalho descreve  a decepção do propagandista da república , Aristides Lobo, que não viu o ideal republicano sendo praticado no momento crucial: sua instauração efetiva, naquele 15 de novembro de 1889."Segundo ele, o povo que deveria ser o protagonista dos acontecimentos, assistira a tudo bestializado, sem compreender o que se passava(...)" (1987, p.9)
Jeitinho brasileiro ou falta de interesse por acontecimentos que são de nossa responsabilidade?
Vemos hoje notícias de corrupção,fraudes eleitorais,  queda de ministérios por dinheiro desviado de ONG's, pagos com nossos impostos, e qual nosso posicionamento diante disso? Bestializados, vamos assistindo a tudo, sem nada cobrar, sem participar da NOSSA República!!Dessa forma, a Republica não foi em 15 de novembro de 1889 e continua não sendo em 15 de novembro de 2011! 
Um ótimo feriado a todos!!!


Bibliografia
CARVALHO, José Murillo de. Os bestializados-O Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.


http://books.google.com.br/books?id=f7j-vD-nHEMC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false

0 comentários:

Postar um comentário