1 de abr. de 2011

Socialismo X Capitalismo

Publicação do melhor trabalho bimestral : " Socialismo ou capitalismo? Qual o melhor sistema para se viver?".
Além de debate oral, os alunos do 9 º ano 2011 apresentaram uma argumentação escrita, defendendo um dos sistemas de governo . Para tanto, tiveram que seguir alguns critérios, tendo como base um referencial teórico para a defesa de seus argumentos.O objetivo do trabalho é aprimorar o senso crítico, o poder de argumentação e estimular a consciência política e social.Nesse sentido, a aluna Lorena EL-Kadre foi a que mais se destacou. Leia o texto da Lorena:

" Há várias diferenças entre o capitalismo e o socialismo. O primeiro, muito mais disseminado no mundo, gera pobreza, desigualdade, ganância, e tudo em benefício de poucos. O segundo, na teoria, oferece uma vida boa e agradável a todos, dando-lhes oportunidades iguais. Definitivamente, se analisarmos a teoria, o socialismo é o melhor sistema econômico nos tempos de hoje.
O socialismo promete uma economia planejada e estável, onde os habitantes não seriam surpreendidos pelos imprevistos do mercado e haveria um controle sobre a produção e distribuição dos produtos. Todos teriam apenas o que precisam, assim não haveria pessoas com bens demais e pessoas com muito menos. Todos teriam casas de níveis iguais e ganhariam quase o mesmo. Não haveria analfabetismo e desemprego; todos estudariam e teriam um emprego, e não haveria propriedade peivada.
Na URSS, não se colocou em prática o socialismo da teoria de Marx. Os governantes passaram a explorar os trabalhadores e o governo do czar foi substituído por outro opressor. Melhores exemplos são Cuba, China e a Coreia do Norte, que se consideram socialistas.
Quem disser que o socialismo vai contra o progresso e desenvolvimento de uma nação terá de pensar duas vezes: A China, embora não tenha uma economia de caráter socialista e tenha adotado medidas capitalistas, tem progredido muito e crescido enormemente. A expectativa de vida é alta, as taxas de analfabetismo menores que 10% para pessoas com mais de 15 anos contra 2% para a juventude (15 a 24 anos).
Em suma, nenhum país atualmente colocou em prática o socialismo idealizado por Marx. Talvez o mundo realmente esteja em estado de tamanha dependência externa que seria impossível desfazer esses lados; talvez os países não se importem o suficiente com a população para adotar a política que mais favoreceria a ela, e não a  sua minoria egoísta. O caso é: o socialismo teórico, defendido nesse trabalho, está bastante longe de tornar-se real, embora seja a opção mais vantajosa para todos."
Lorena El-Kadre

3 comentários:

ROSE disse...

Achei o trabalho muito bem elaborado,com explicações simples e de fácil entendimento! Deve com certeza servir para a maioria de alunos(e mmo adultos) compreenderem melhor o assunto, que eu em particular acho muito útil; O trabalho me encheu de orgulho, pois sei que Lorena é realmente ótima e sp será motivo de muitas alegrias!É responsável, inteligente e dedicada... mando -lhe um gde bj... com afeto vovó ROSE

Marcia disse...

Texto maravilhoso, não só por ter abordado o assunto de forma lógica com dados precisos, mas também pela competência da linguagem usada. Parabéns, AMEI!!! Lorena vc é especial e muito querida, te amo muito... sua madrinha Marcia

Unknown disse...

Obrigada à Rose e Márcia por comentarem. Estão de parabéns pela Lorena, uma menina doce e brilhantemente inteligente!

Postar um comentário